impressora.JPG
Versão para Impressão

Introdução

Os processos de comunicação em rede afirmam-se, cada vez mais, como o suporte para a formação de novas comunidades de partilha e informação, com particular enfoque no campo educacional.

É através da interacção e colaboração que a aprendizagem resulta num processo dinâmico de envolvimento, partilha e construção conjunta do conhecimento pelos membros da comunidade. Partindo das diferentes interacções realizadas em grupo, surgem competências de gestão de processos individuais e colaborativos de aprendizagem; a natureza deste processo implica que o utilizador seja um elemento activo ao longo do processo e, deste modo, se revele um co-construto, um co-autor do conhecimento.

Os processos e estratégias colaborativas representam uma abordagem educacional na qual os alunos são estimulados a trabalhar em conjunto, promovendo a sua contribuição dinâmica nas actividades e na definição de objectivos comuns do grupo. Os processos de conversação, a existência de múltiplas perspectivas e a exposição de argumentação que devem ocorrer nos grupos de aprendizagem colaborativa, podem explicar porque ocorre um maior desenvolvimento cognitivo neste registo do que quando a aprendizagem ocorre individualmente.

Tendo por base estes pressupostos, serão apresentados dois estudos, que suportam a argumentação anterior e que o leitor pode consultar nas páginas posteriores desta wiki, a saber:

  • Janssen, J.; Kirschner, P.; Erkens, G. "Making the Black Box of Collaborative Learning Transparent: Combining Process-Oriented and Cognitive Load Approaches", (disponível para consulta na página inicial desta wiki)

  • Janssen,J.; Erkens, G.; Kirschner, P.; Kansellaar. G."Task-related and social regulation during online collaborative learning", (disponível para consulta na página inicial desta wiki)

barrinha.JPG

Este trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta de Portugal e resulta do trabalho colaborativo dos alunos Estela Gomes, Filomena Coelho, Filomena Barbosa e João Brogueira.